Volume x Mestiço | Fotografia: D.R.
Gourmet

Haverá um vinho que faz Ljubomir dizer mais do que quer? "Sem dúvida"

Mestiço é a nova marca de vinhos com assinatura do chef Ljubomir Stanisic. Vai ser apresentada no Volume e quem quiser provar antes só tem de tomar nota das harmonizações.

Pode um vinho mudar um homem? Pode, tanto como o amor e é isso que acontece com a nova marca de vinhos do chef Ljubomir Stanisic. 

Mestiço, como é o próprio chef, tem a sua assinatura e mão de vários enólogos e produtores portugueses: Luís Louro e Inês Capão (Adega Monte Branco), Mateus Nicolau de Almeida e Teresa Ameztoi (Mateus Nicolau de Almeida), Luís Pedro Cândido, Dirk e Daniel Niepoort (Niepoort). 

Ao mercado a marca Mestiço chega com dez novas referências – o Bravo (branco), Viçoso (brancos), Maduro (tinto), Bruto (branco), Sólido (tinto), Curioso (branco), Atrevido (branco), Perigoso (tinto), Amoroso (tinto) e Raro (tinto) – que serão apresentadas na quarta edição do Volume, festa que convida a brindar à enologia, à música e à criatividade.

O Volume x Mestiço acontece já a 10 de maio, entre as 17h às 23h, na Praça Beato, no Hub Criativo do Beato, em Lisboa, e além dos vinhos Mestiço de Ljubomir vai contar com música electrónica de henriq (Zen Baboon) e uma conversa sobre vinhos, moderada pela jornalista e realizadora Mónica Franco. Os bilhetes custam a partir de €15 e podem ser adquiridos aqui.

 

E uma vez chegado ao evento por que vinho começar? Mestiço Bruto. "Porque é um vinho tinto biodinâmico, de uma única casta, com uma frescura maravilhosa, leve, airoso, perfeito para acompanhar noites mais longas sem pesos desnecessários no dia seguinte", recomenda o chef Ljubomir Stanisic. 

Saindo esse peso de cima da cabeça, resta saber se algum dos vinhos faz o chef dizer mais do que quer. 

"Sem dúvida o Mestiço Amoroso. O vinho que vem na sequência do meu antigo 'Mó' (feito com a Niepoort em 2013 e incluído na lista 'O Melhor de Portugal' da Revista de Vinhos, com 18 valores em 20). É uma homenagem a uma mulher especial, um vinho feito à sua imagem. Neste lote há um Ljubomir mais romântico", confessa Ljubomir à VERSA.

Já se perguntarmos de que vinho nunca se farta, o chef "jugoslavo-mais-português-de-sempre" escolhe o Mestiço Bravo, "produzido com a Niepoort no Douro desde 2017 e considerado pela Revista de Vinhos um dos 'Topos de Gama Brancos' e 'Altamente Recomendado' em 2020". 

Sendo vinhos com assinatura de chef, não se servem sem comida, pelo que pedimos a Ljubomir Stanisic para encontrar a melhor harmonização para três das dez novas referências. Toma nota da prescrição para a gula. 

– Mestiço Atrevido: prato do menu degustação do restaurante 100 Maneiras: o Isla Negra - couve-rábano, recado negro, macadâmia e beurre blanc.

– Mestiço Perigoso: uma bela posta de carne maturada acompanhada de um arroz de forno, como as que fazemos regularmente no Bistro 100 Maneiras, com a carne que nós próprios maturamos.

– Mestiço Raro: um prato mais leve, como o bacalhau à braz, ou uma Gringa Al Pastor do nosso Gastrobar Carnal, recheada com porco preto. 

Evasão

Visitar esta vila destacada pela National Geographic é quase obrigatório

A vila medieval de Aínsa, em Espanha, foi considerada uma das mais bonitas pela prestigiada revista. Se estás à procura de planos de viagem, em Setembro é a melhor altura para a visitares.

Gourmet